Instituto Mapear participa da criação da Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas
- Mapear

- 22 de mai.
- 2 min de leitura
O Instituto Mapear participou ativamente da criação da Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, lançada no último dia 14, em evento realizado na Secretaria de Estado das Mulheres (SEMU), no Pará. A ação é resultado de um processo formativo iniciado em agosto de 2024 e culmina com a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre diversas instituições públicas e da sociedade civil.
A Rede nasce como desdobramento do projeto “Eles com Elas – Pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas”, que tem o objetivo de mobilizar e engajar homens na prevenção da violência de gênero. O Mapear tem tido papel fundamental nesse processo, conduzindo formações e metodologias de trabalho voltadas à transformação das masculinidades e ao fortalecimento de uma cultura de equidade e respeito.
Durante o evento, Luciano Ramos, diretor do Instituto Mapear, ministrou o curso “Eles com Elas – Pelo Fim da Violência de Gênero” e apresentou experiências de destaque, como a implementação de Grupos Reflexivos com Homens autores de violência doméstica no sistema penitenciário do Rio de Janeiro. A metodologia, baseada em abordagens ativas e reflexivas, busca promover a responsabilização e transformação desses homens por meio da educação e do envolvimento comunitário.

Luciano também ressaltou que o projeto foi reconhecido com o selo da Organização das Nações Unidas (ONU), por seu caráter inovador na promoção de políticas públicas de enfrentamento à violência contra mulheres. O processo de criação da Rede contou com a formação de 170 homens em todo o estado e, agora, segue em expansão com a adesão de outras secretarias e órgãos públicos.
Além do Mapear, o evento reuniu instituições parceiras como o Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), a Defensoria Pública, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a OAB/PA, entre outros, que também assumiram o compromisso de integrar a Rede e desenvolver planos de ação articulados.
A partir de agora, a Rede Paraense atuará em diferentes territórios do estado com ações de prevenção, formação e articulação, tendo o Instituto Mapear como uma das principais referências técnicas e pedagógicas na condução desse trabalho.
.png)



Comentários