Projeto do Instituto Mapear com a SEMU do Pará capacita homens da Educação, Assistência, Saúde, Segurança Pública e organizações sociais para prevenir a violência contra meninas e mulheres.
- Mapear

- 22 de fev.
- 2 min de leitura
“Eles com Elas pelo fim da violência de gênero” é um projeto inovador do Instituto Mapear com a Secretaria de Mulheres do Estado do Pará que está transformando a abordagem da prevenção à violência contra meninas e mulheres. A iniciativa, que se estenderá até o final do ano, tem como objetivo capacitar cerca de 250 profissionais de diversas áreas, como educação, saúde, assistência e segurança pública, para atuarem como agentes de transformação em seus territórios.
A formação, com duração de 40 horas ao longo de uma semana, é realizada em Belém e abrange conteúdos sobre masculinidades e prevenção da violência. Os participantes, que incluem guardas municipais, policiais militares, civis e penais, agentes da assistência social, educação, saúde e movimentos sociais têm a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o tema e trocar experiências com colegas de diferentes regiões do estado.
Ao final da formação, os profissionais elaboram um plano de trabalho que será implementado em seus territórios, com o objetivo de disseminar o conhecimento adquirido e mobilizar outros homens para a prevenção da violência contra meninas e mulheres.
“É um trabalho de prevenção muito importante, pois estamos capacitando pessoas que não cometeram violência doméstica, mas que trabalham para que a violência doméstica não seja cometida. São pessoas que atuam diretamente na linha de frente da segurança pública e de outras áreas para que se tornem multiplicadores da mensagem de combate à violência”,
destaca Luciano Ramos, organizador do Instituto.

Formação a Distância
Para ampliar o alcance da iniciativa, o projeto também oferecerá, a partir de abril, um curso em EAD sobre o tema, além da distribuição de uma cartilha informativa. Essa ação visa interiorizar a discussão sobre masculinidades e prevenção da violência em todo o estado, contemplando municípios que não têm condições de enviar profissionais para a formação presencial em Belém.
Rede Estadual de Masculinidades
O projeto culminará com a criação da Rede Estadual Paraense de Masculinidades pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres. A rede, que será coordenada pela Secretaria Estadual de Mulheres do Pará, terá como objetivo fortalecer a atuação de diversas entidades e profissionais que trabalham com a temática, promovendo campanhas, formações e outras ações de combate à violência de gênero.
A iniciativa representa um passo importante no enfrentamento da violência contra meninas e mulheres no Pará, unindo esforços de diferentes setores da sociedade para construir um presente e um futuro mais seguros e igualitários para todos, principalmente para as mulheres.
.png)



Comentários