Fundador
Sobre Luciano Ramos e o Instituto MAPEAR

O Instituto MAPEAR (Masculinidades, Paternidades E Antirracismo) é uma empresa que nasce com o objetivo de atuar junto aos governos, empresas e sociedade civil no Brasil e em outros países apoiando e fortalecendo as políticas públicas, tecnicamente.
O diretor executivo do MAPEAR, Luciano Ramos, atua há mais de quinze anos com as pautas que são a missão, visão e valores do instituto. Nos últimos anos, Ramos atuou como diretor em grandes instituições, além de prestar grandes consultorias ao sistema ONU, por meio do UNICEF (Primeira Infância e Antirracismo) e UNFPA (Fundo das Nações Unidas de Gênero e Raça); junto ao Banco Mundial ele coordenou a escrita do primeiro caderno sobre Prevenção a Violências Baseadas em Gênero na Assistência Social; com a USAID (Embaixada dos Estados Unidos na Colômbia) ao longo de 12 meses ele coordenou a primeira Escola Nacional sobre Masculinidades com Enfoque Transformador de Gênero, além de programas sobre Masculinidades Negras no pacífico colombiano; junto ao governo brasileiro, Luciano promoveu trabalhos formativos junto aos ministérios da Saúde (Coordenação de Saúde do Homem), da Educação (Programa de Saúde na Escola) e do Desenvolvimento Social (materiais sobre antirracismo e equidade de gênero para profissionais do CAD Único); junto a Secretaria do Estado de Mulheres do Pará, Ramos coordena a Primeira Escola Estadual de Homens pelo Fim da Violência de Gênero; e no Estado do Amazonas coordenou o diagnóstico e a reordenação metodológica dos Grupos Reflexivos com Homens.
Em 2021, Luciano Ramos foi eleito embaixador brasileiro da Campanha “Homens positivamente” da UNESCO, através de sua atuação e suas produções no campo das masculinidades.
Luciano é líder executivo em desenvolvimento infantil pelo Núcleo Ciência Pela Infância e a Universidade de Harvard, trabalhando com paternidades ativas para o pleno desenvolvimento de crianças pequenas no Brasil e em outros países latino-americanos.
Entre 2012 e 2016, Ramos foi conselheiro de Direitos da Criança e do Adolescente, atuando na garantia de direitos infanto juvenis.
Luciano é autor infantil do livro Quinzinho, baseado em paternidades negras e antirracismo. No ano de 2023 Luciano foi autor de artigos no site do Clube Leiturinha, escrevendo textos sobre paternidades ativas e participativas. Ele, também, escreveu artigos para Folha de São Paulo e, atualmente, escreve para o site Mundo Negro.
O diretor executivo do Instituto MAPEAR atua como consultor pedagógico da Escola Nacional de Formação da CONTAG, facilitando oficinas sobre Masculinidades e Antirracismo junto aos trabalhadores rurais das diferentes regiões do Brasil.
Em diferentes cidades e estados do Brasil Luciano tem trabalhado como palestrante e educador antirracista, se transformando em uma das grandes lideranças nacionais no tema. Junto ao UNICEF, ele coordenou uma série de cadernos metodológicos sobre Primeira infância e Antirracismo, juntamente com uma websérie com lideranças indígenas e famílias de crianças negras.
Luciano tem a experiencia de articulação com governos municipais, estaduais e federal, além de trabalhar com organismos como as Nações Unidas e embaixadas. Ao longo dos anos, ele também possui experiência de desenvolvimento de trabalhos e metodologias com as comunidades indígenas, quilombolas, ribeirinhas, povos de terreiros e outros grupos de comunidades tradicionais.
Nos últimos 6 anos, Luciano foi responsável por mais de uma dezena de materiais metodológicos, livros, cartilhas e outros; coordenou seminários, projetos, simpósios; é palestrante; formador e desenvolvedor de grupos reflexivos com homens. Luciano se tornou uma das maiores referências nacionais e latino-americanas nos temas de masculinidades com enfoque transformador de gênero e antirracismo.
Assim, o Instituto MAPEAR possui a experiência técnica, a prática na produção de materiais e a articulação que Luciano agregou nos últimos anos de atuação profissional, além de contar com uma equipe técnica multiprofissional e capacitada para o desenvolvimento de projetos.
.png)