Publicações
Veja aqui, algumas publicações que contam com a autoria, o conteúdo e a participação de Luciano Ramos ao longo de sua trajetória profissional, junto a sociedade civil organizada, poder público e empresas. São livros, cartilhas, pesquisas nos temas de masculinidades, paternidades e antirracismo.
Livro
Quinzinho
A história de Quinzinho e sua família coloca nas páginas afetuosas de um livro infantil alguns dos principais desafios das famílias negras no Brasil: educar uma criança não só para ser feliz, mas também para lidar com os efeitos psicossociais do racismo. Também é uma obra com perspectiva antirracista para todos e todas nós.
Turma da Marielle
A cartilha foi idealizada e produzida pela equipe da Coordenadoria de Educação para Relações Étnico-Raciais (CODERER) da Secretaria Municipal de Educação (Semec), com o objetivo de instrumentalizar o trabalho pedagógico antirracista dentro das escolas da rede municipal: dar um suporte para que os educadores possam trabalhar de maneira efetiva contra o racismo.
Cadernos PIA
Uma iniciativa do UNICEF Brasil em parceria com o Instituto Promundo, a estratégia PIA – Primeira Infância Antirracista consiste numa campanha de comunicação que oferece materiais informativos e indutores de práticas antirracistas nos diferentes serviços de atendimento às gestantes, crianças negras e indígenas de até 6 anos, além de suas famílias.
Caderno Projetando Futuros
No ano de 2018 o Banco Mundial publicou um estudo “Se já é difícil, imagina para mim… – Uma perspectiva qualitativa sobre jovens fora da escola” (Machado e Muller 2018) que explora os desafios, as causas e as consequências de jovens estarem sem trabalhar e estudar. Com base na pesquisa citada, o Banco Mundial Brasil e o Instituto Promundo desenvolveram o projeto “Projetando Futuros: da informação à ação” para implementar as recomendações do estudo por meio de atividades de intervenção em escolas do Ensino Médio.
Enfrentando Racismo e Desigualdades de Gênero – Guia de Metodologias
O caderno: “Enfrentando o Racismo e Desigualdades de Gênero” tem como principal função construir imagens afirmativas e verdadeiras da população negra e suas contribuições históricas e contínuas para a formação da sociedade brasileira.O material propõe contribuir para o empoderamento de adolescentes e jovens pretos e pretas em suas convivências sociais, bem como chamar para reflexão e debate.
Primeiro Relatório Sobre as Paternidades Negras no Brasil
O relatório conta com uma ampla discussão acerca do exercício da paternidade com recorte racial e é o primeiro material latino-americano que realiza a discussão de maneira tão aprofundada, ao longo de mais de 200 páginas, possuindo grande rigor metodológico e, sobretudo, traçando discussões mais assertivas sobre a temática.
Manual Programa P Online
O Programa P online foi uma estratégia para seguir trabalhando com os homens na perspectiva de Paternidades participativas, no auge da pandemia, adaptando a metodologia do Programa P em andamento em algumas comunidades a realidade da catástrofe humanitária que foi a Covid 19.
Violências Baseadas em Gênero na Assistência Social
A Cartilha de Violências Baseadas em Gênero para profissionais da Assistência Social faz parte do material produzido para apoiar o fortalecimento institucional sobre VBG nas atividades do Projeto Salvador: Prevenindo a Violência de Gênero por meio do Sistema de Assistência Social, do Banco Mundial.
Caderno Inovação Educacional E Inclusão Social
Este caderno oferece reflexões sobre diferentes problemas e contextos sociais que impactam no abandono e na evasão em escolas do Brasil, com ênfase especial ao contexto do Amapá. Além de conteúdo teórico, ele oferece oficinas pedagógicas e sugestões de atividades que favorecem a escuta ativa e acolhedora das percepções de alunos, professores e gestores sobre o problema.
Caderno Juventudes Conectadas
Esse material registra a metodologia de atuação com jovens no período da pandemia da Covid-19, trazendo o modo virtual como estratégia de continuidade da escuta e trabalho com esse público. São abordados temas como: Violências baseadas em gênero, Equidade de Gênero, Masculinidades, Empoderamento Feminino Empoderamento Racial e mercado de trabalho.
Estrada de Direitos
Esse material é um Plano de trabalho para implementar ações voltadas para a redução das vulnerabilidades de criança e adolescentes, em escolas contempladas pelo Programa Estrada do Conhecimento (PEC), nas cidades de Aguiarnópolis, Aliança do Tocantins, Barrolândia, Colinas do Tocantins, Pugmil e Wanderlândia, tem como referência ações relacionadas à temática de violência baseada na diversidade de indivíduos e na desigualdade de direitos contra crianças e adolescentes, em especial a exploração e abuso sexual.
Relatório Socioeconômico: Projeto Jovens Pelo Fim da Violência – Praticando Esportes Vencendo na Vida
Este relatório busca compreender os impactos da pandemia por COVID-19 na vida de 108 famílias inscritas no projeto Jovens pelo fim da violência — praticando esportes, vencendo na vida, nos territórios do Guararapes e do Morro dos Prazeres, na cidade do Rio de Janeiro.
.png)




.png)
.png)
.png)
.png)




.png)