Projeto Eles com Elas pelo fim da violência de gênero
- Mapear
- 10 de dez. de 2024
- 2 min de leitura

O Instituto Mapear vem liderando o projeto Eles com Elas pela fim da violência de gênero desde Agosto de 2024, pela Secretaria das Mulheres do Estado do Pará. O projeto tem como entregas dois grandes produtos: a Escola Estadual de Homens pelo Fim da Violência de Gênero e a Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência Contra Meninas e Mulheres.
Dessa forma, desde Agosto, foram implementadas 3 turmas, totalizando 170 homens cursistas vindos de todas as regiões do Pará. O curso conta com uma ementa de 40h, onde os participantes estudam a fundo o tema das Masculinidades com enfoque transformador de gênero. Ali eles aprofundam o entendimento sobre a Lei Maria da Penha, Saúde do Homem, Interseccionalidades, Divisão do trabalho do Cuidado, entre outros temas. Durante o curso, os cursistas, que são lideranças nos seus territórios que atuam na política pública ou na sociedade civil, realizam análises de contexto para implementação do tema de Masculinidades nos seus territórios e, ao final, desenvolvem um plano de ação para trabalhar com meninos e homens nos seus municípios e regiões. Ao longo de 4 meses de trabalho, segundo a Secretaria de Mulheres do Pará, mais de 11 mil meninos e homens foram impactados pela metodologia.
O projeto tem um alto impacto e gera mudanças das normas sociais. Luciano Ramos, Diretor Executivo do Instituto Mapear, palestrou durante a cerimônia de formatura dos cursistas falando sobre a importância da Escola de Masculinidades para o estado “Estamos fazendo história, hoje! Estes 170 homens que estão recebendo seus certificados, hoje, já estão atuando no estado, através de palestras, oficinas, rodas de conversas, com meninos e homens para prevenir a violência de gênero. Eles são multiplicadores dos aprendizados do curso para outras pessoas. Estamos dando passos importantes na construção de uma sociedade segura para meninas e mulheres.”.
A eficácia do projeto é reconhecida pelo Fundo de Populações das Nações Unidas (UNFPA). Luciano Ramos recebeu uma placa de reconhecimento da Secretaria da Mulher e do UNFPA (do sistema ONU) pelo trabalho desenvolvido ao longo dos 4 meses. Em sua segunda etapa, o projeto vai atuar com a Rede Paraense de Homens pelo Fim da Violência de Gênero!
Comments