Instituto Mapear lançou a campanha “Homem de Verdade Brinca o Carnaval Sem Assédio”
- Mapear

- 26 de fev.
- 1 min de leitura
Uma iniciativa que busca conscientizar os foliões sobre a importância do respeito e do consentimento durante a festa. O carnaval é um espaço de festa e alegria, mas muitas vezes, encarado pelos homens como um ambiente de liberdade para o assédio às mulheres. Para garantir que a folia seja segura e respeitosa para todas as pessoas, especialmente para as mulheres, é essencial que qualquer interação aconteça com consentimento claro e mútuo.
A campanha destaca a importância de entender os limites e respeitar o “não”. Se o interesse for recíproco e ela demonstrar vontade de interagir, tudo bem! Mas, se a resposta for negativa, insistir, pressionar ou forçar uma situação transforma a diversão em um ambiente hostil. Atitudes como passar a mão no corpo dela sem permissão, usar palavras ofensivas, encurralar para forçar um beijo ou toque e agarrá-la sem consentimento são assédio e precisam ser denunciadas. O respeito deve ser regra, independentemente da roupa que ela estiver vestindo ou da forma como escolher curtir o Carnaval.

Conheça a campanha:
O Instituto Mapear reforça que todas as pessoas têm o direito de aproveitar a festa sem medo ou desconforto. A campanha também incentiva a denúncia de casos de assédio e a proteção de quem estiver em situação de vulnerabilidade. O Carnaval é para todos, e garantir um ambiente seguro e respeitoso é responsabilidade de cada um. Homem de verdade respeita o NÃO!
.png)



Comentários