top of page

Seminário Nacional sobre Masculinidades e Prevenção às Violências reúne especialistas e instituições em diálogo pelo cuidado e equidade de gênero

  • Foto do escritor: Mapear
    Mapear
  • 20 de out.
  • 2 min de leitura

Nos dias 9 e 10 de outubro, o Instituto Mapear, em parceria com a Secretaria de Estado da Mulher do Rio de Janeiro, o UNFPA Brasil e a SEAP/RJ, realizou o Seminário Nacional sobre Masculinidades e Prevenção às Violências. O encontro marcou um importante momento de troca de experiências e construção coletiva de estratégias voltadas à transformação das masculinidades, à prevenção da violência de gênero e ao fortalecimento dos grupos reflexivos com homens em todo o país.


Durante o primeiro dia, especialistas nacionais e internacionais, representantes de governos, organizações da sociedade civil e profissionais das áreas de justiça, saúde e políticas para mulheres estiveram reunidos em um espaço de diálogo e aprendizado. As discussões abordaram caminhos para promover uma cultura de cuidado, corresponsabilidade e não violência, com foco na atuação intersetorial e na ampliação das políticas públicas voltadas à equidade de gênero.


No segundo dia, foram realizadas oficinas com profissionais dos municípios que desenvolvem ou desejam implementar Grupos Reflexivos com Homens autores de violência contra mulheres. Essa etapa integra o projeto de formação de novos facilitadores de GRHs nos municípios do estado do Rio de Janeiro.


Um dos momentos de destaque do seminário foi a apresentação dos dados de reincidência dos egressos do sistema prisional participantes dos grupos reflexivos, realizada em conjunto pelo Instituto Mapear, a Secretaria de Estado da Mulher e a Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP). Durante 90 dias de monitoramento, a equipe técnica do Instituto Mapear, em parceria com a SEAP, acompanhou 195 egressos e constatou uma reincidência de apenas 1,5%, o que corresponde a três homens que voltaram a cometer violência doméstica. Antes da implantação do projeto dos Grupos Reflexivos, o índice era de 17%, demonstrando o impacto positivo da metodologia na prevenção e redução das violências.

ree

O Instituto Mapear, um dos coordenadores parceiros do evento, foi representado por seu diretor Luciano Ramos, que participou das mesas de debate e contribuiu com reflexões sobre o papel dos grupos reflexivos na prevenção das violências. Colaboradores da instituição também atuaram como facilitadores nas oficinas, reafirmando o compromisso do Mapear em promover ações educativas, formativas e transformadoras que contribuam para o enfrentamento das desigualdades e para o fortalecimento das relações baseadas no respeito e na empatia.


O seminário consolida um movimento nacional em torno da necessidade de repensar as masculinidades sob uma perspectiva transformadora de gênero, reconhecendo que o engajamento dos homens é essencial para a construção de uma sociedade sem violências e segura para todas as pessoas.

 
 
 

Comentários


bottom of page